Núcleo Clínico de Enfermagem


O trabalho do profissional de enfermagem é um dos fatores de sucesso na recuperação do paciente em tratamento de saúde. Seu conhecimento teórico vai se formando no decorrer do curso e a habilidade prática começa a se desenvolver nas instalações do nosso Núcleo Clínico de Enfermagem. Nesse espaço didático e pedagógico, professores e os alunos a partir do 5º semestre desenvolvem atividades voltadas para a comunidade. Por exemplo:

 

– Acupuntura auricular, uma tradicional técnica da medicina oriental, que estimula pontos de energia nas orelhas para combater a dor e diversos desequilíbrios;

 

– Curativo, serviço gratuito de avaliação e tratamento de feridas crônicas ou agudas não infecciosas;

 

– Saúde da criança e do adolescente, para promover a saúde e prevenir possíveis doenças;

 

– Saúde da mulher, orientações sobre a prevenção ao câncer de colo uterino e coleta para exame papanicolau;

 

– Saúde mental, em que são oferecidas orientações para uma melhor qualidade de vida no controle e prevenção de alterações emocionais e psíquicas em geral;

 

– Terapia floral, que utiliza essências das flores para promover o equilíbrio das emoções e o bem-estar mental, físico e emocional.

 

Todo ano podem ser formados grupos diferentes, por exemplo: Controle de ansiedade, Hipertensão e diabetes, Saúde do idoso, Oficina de Memória e campanhas de vacinação. São realizados cerca de 20 atendimentos por semana, alguns gratuitos, outros a taxas simbólicas, mas é preciso ligar para agendar horários e confirmar a oferta dos grupos.