Mestrado e Doutorado em Odontologia

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso

Geral:

O Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul visa a produção e a divulgação do conhecimento. A estratégia adotada é o estimulo dos seus docentes e discentes na elaboração de pesquisas de reconhecida qualidade e no envolvimento da Instituição com outros Programas de Pós-graduação. Os resultados, possibilitando assim publicações em extratos bem qualificados pela CAPES.

Específico:

• Possibilitar a formação de agentes multiplicadores de informações com visão crítica da sociedade, que conduzirão a pesquisa acadêmica nos campos clínico, laboratorial e social.

• Estimular o desenvolvimento de atividades que possibilitem a integração com o curso de graduação, visando a melhoria qualitativa do ensino por meio de conhecimento gerado pelas pesquisas desenvolvidas no programa.

• Formar pessoal qualificado para a inserção social do conhecimento clínico e teórico nos âmbitos regional e nacional.

Secretaria de Pós-Graduação

• Áreas de Concentração:

• Público alvo:

Coordenação do Curso

História do Curso

Em 18 de dezembro de 1998 iniciava-se o Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da UNICID, aprovado conforme Resolução CONSUN nº 28/98. Durante 17 anos, cirurgiões-dentistas focados na área de Ortodontia aperfeiçoaram seus conhecimentos clínicos, desenvolveram pesquisas científicas, registraram patentes e adquiriram uma formação de alto nível, que permitiu que coordenassem cursos e ministrassem aulas nos mais diferentes locais do Brasil e até do exterior, ou que dessem sequência às suas carreiras acadêmicas, ingressando em cursos de Doutorado nas melhores universidades do País.

No final do ano de 2015, o Mestrado Profissional em Ortodontia da UNICID foi reformulado e ampliado, recebendo investimentos em infraestrutura, contratando novos docentes e transformando-se no Mestrado Profissional em Odontologia, apresentando como áreas de concentração a própria Ortodontia, agora acrescida da Biologia Oral, e a Radiologia e Imaginologia Odontológica.

Considerando as necessidades atuais do mercado de trabalho e também a tendência das pesquisas contemporâneas, que integram diferentes disciplinas e conhecimentos, a sub-área de Biologia Oral agregada à Ortodontia, possibilita estudar os mecanismos envolvidos nos processos fisiológicos, bioquímicos e moleculares da cavidade oral, associados ao diagnóstico, tratamento e métodos preventivos em Ortodontia.

A criação da área de concentração Radiologia e Imaginologia Odontológica veio suprir a necessidade regional, nacional e internacional de desta formação específica, sendo a primeira área de concentração de radiologia nos mestrados profissionais. O objetivo desta área é realizar pesquisas sobre o diagnostico por imagem no tocante ao complexo dentomaxilofacial, utilizando-se os diversos recursos disponíveis, com ênfase na indicação, contra-indicação e interpretação dos achados nas diferentes patologias, além de estudar as metodologias de aplicação e desenvolvimento de softwares para pesquisa em Processamento de Imagens e Interação Computacional voltada para aplicações de filtragem, realce, segmentação e análise de imagens.

Pensando na melhor formação dos nossos mestres profissionais, com a mudança do programa ocorreu também uma modificação geral nas disciplinas ofertadas, sendo criado um eixo comum de disciplinas que visam à formação mais completa e generalista do egresso como, por exemplo, as disciplinas de Elaboração de projeto de pesquisa, de Bioestatística e de Prática Docente. Como forma dos nossos futuros mestres enfrentarem o desafio de produção de conhecimento, o programa tem focado em trabalhos como a criação de patentes, protótipos, avaliação de materiais, controle de contaminação, controle de qualidade, softwares de imagens, desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, dentre outras linhas de pesquisa.

História do Curso

Profa. Dra. Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos

Local:

Bloco B, 10º Andar.

Horário:

de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Recepção:

E-mail: stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.br