Trabalhos dos alunos do curso de Design são transformados em exposição

Coleção produzida por alunos do curso Design Gráfico “Expressões Gráficas e Volumétricas” ainda pode ser vista no campus Paulista.

16/04/2024

Duas exposições foram realizadas pelo curso de Design Gráfico da Universidade Cruzeiro do Sul e fizeram o maior sucesso nos campi Guarulhos, Anália Franco e Paulista.

A primeira com o título “Arte em Novas Dimensões: Estudantes de Design recriam obras consagradas para o 3D”, e a segunda foi intitulada “Expressões Gráficas e Volumétricas” ambas são resultado de exercícios práticos propostos na disciplina Expressão Gráfica.

Para a primeira exposição, o Prof. José Henrique Valério lançou o desafio e os estudantes embarcaram em uma jornada criativa, transformando pinturas e murais consagrados em peças tridimensionais.

“O objetivo foi quebrar paradigmas no processo criativo”, disse o coordenador do Curso CST em Design Gráfico, Prof. Me. Ivan Ordonha Cechinel. “Afinal, a arte não se limita às fronteiras do papel ou da tela, ela é fluida, mutável, capaz de se reinventar e nos surpreender a cada nova forma que assumimos”, explicou.

O resultado, que todos puderam apreciar, foi uma coleção de peças que estabelecem um novo padrão para o estudo da arte e do design.

Os estudantes provaram que, mesmo em um campo tão tradicional quanto a pintura, há espaço para inovação, e que o design gráfico é uma forma de arte em si.

Já a segunda exposição ainda pode ser vista do campus Paulistas até dia 17, depois disso, vai para o campus Villa-Lobos. Organizada pelas professoras Elisa Quartim e Lucimara Silva, seu objetivo foi apresentar os cubos criados a partir dos conceitos básicos do desenho técnico na geometria plana bidimensional e espacial tridimensional.

Os cubos foram produzidos em papel usando os conceitos de ilusão de ótica da Op Art, movimento que utiliza da ilusão óptica para criar movimento nas produções, com grafismos e estampas que se modificam conforme os olhos percorrem a figura.

Vale visitar a exposição e conferir as diferentes formas que os cubos adquirem a depender do ângulo que se observa.

As atividades foram e são inspiradoras e demonstrado como nossos professores e alunos realizam sempre trabalhos excepcionais.