Prorrogação das inscrições


INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 25/06/2022. Confira todas as datas para envio de trabalhos.

Apresentação


Depois do VII Seminário Ibero-americano CTS (VII SIACTS)  que aconteceu em Valencia (Espanha), teremos o prazer de sediar, na cidade de São Paulo, o VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS). Nesta edição, que acontecerá em novembro de 2022, o seminário será totalmente virtual para possibilitar a audiência em outros locais do Brasil e do mundo.

 

O tema geral escolhido foi “Interações CTS: Impactos Sobre o Ambiente, a Saúde e a Educação”. Com este tema proposto pretendemos abrir a discussão para o contexto social em que estamos vivendo, assim como discussões pertinentes relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências (em especial o currículo e a formação de professores), valorizando o meio ambiente, a sustentabilidade e a saúde, em diversos contextos.

 

Este objetivo será buscado por meio do debate, da reflexão e de propostas, a partir das contribuições e pesquisas desenvolvidas pelos participantes nas suas equipes e projetos acadêmicos. O intercâmbio científico favorecido pela proximidade das línguas ibero-americanas constituirá um enriquecimento do Seminário, organizado para impulsionar uma Educação em Ciências de qualidade, orientada para a literacia científica crítica dos alunos.

 

 

Inscrições


Acesse o link de inscrição, preencha o formulário e efetue o pagamento.

 

Valores a serem pagos:

 

– Para todos os associados da AIA-CTS: ter a anuidade de 2022 em dia. Ao se inscrever, basta enviar o comprovante de pagamento da anuidade de 2022 (35 euros) pelo site do evento (submissão de trabalhos). Sua inscrição será efetivada gratuitamente.

 

– Para os que ainda não são associados: sugerimos associar-se no ano de 2022 para realizar e efetivar a inscrição neste evento. O valor é o mesmo de um sócio já efetivo (35 euros para pesquisadores e professores e 25 euros para Estudantes de Pós-Graduação: Mestrado, Doutoramento, Pós-Doutoramento).

 

– Para os que não desejam associar-se, mas querem participar do evento: o valor é de 70 euros (mais taxas bancárias – IOF). Para orientações de pagamento nesta modalidade, entrar em contato com a organização do evento por e-mail siacts2022@cruzeirodosul.edu.br. Lá forneceremos todas as orientações para a sua inscrição.

 

Importante: a participação como primeiro autor é limitada a dois trabalhos. Para coautoria não há limitação quanto ao número de trabalhos.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Em caso de dúvidas e informações, entre em contato pelo e-mail siacts2022@cruzeirodosul.edu.br

VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS)


VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS)22 a 24 de novembro de 2022

 

Em novembro de 2022, com sede na cidade de São Paulo, na Universidade Cruzeiro do Sul, teremos o VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS), denominado Interações CTS: Impactos sobre o Ambiente, a Saúde e a Educação.

 

Até 2008, os seminários denominaram-se ibéricos por envolverem Portugal e Espanha na organização e realização, alternadamente, em ambos os países. Durante a sua quarta edição, em 2006, no seminário que decorreu na Universidade de Málaga (Espanha), decidiu-se que o V Seminário Ibérico, que se realizaria em Aveiro (Portugal) em 2008, passaria a denominar-se I Seminário Ibero-americano CTS, dada a crescente e relevante participação de investigadores da América Latina.

 

Os eventos continuaram a ocorrer a cada dois anos, alternadamente entre Europa e América Latina. Assim, o II Seminário Ibero-americano (II SIACTS), em 2010, foi o primeiro a ter lugar na América Latina, na Universidade de Brasília (Brasil). O III SIACTS realizou-se em Madrid (Espanha), o IV SIACTS em Bogotá (Colômbia), o V em Aveiro (Portugal), o VI em Buenos Aires (Argentina) e, mais recentemente, em 2020, o VII ocorreu em Valência (Espanha).

 

Um marco importante na evolução e organização dos seminários, assim como do próprio campo CTS, ocorreu com a criação da Associação Ibero-americana CTS na Educação em Ciências (AIA-CTS http://aia-cts.web.ua.pt) e a eleição dos seus órgãos sociais em 2012, com representantes de Portugal, Espanha, Colômbia, Argentina e Brasil. Desde esse momento, a Associação passou a ser coorganizadora dos seminários juntamente com a instituição anfitriã.

 

O VIII Seminário CTS, como nas edições precedentes, constitui-se como lugar de encontro e debate acadêmico no campo das interações Ciência, Tecnologia, Sociedade, desta vez com foco na educação em ciências, no ambiente e na saúde, centrando-se no papel da investigação e da inovação como forma de contribuir para uma educação de qualidade, promovendo uma imersão na cultura científica em todos os seus âmbitos.

 

Destacamos a importância de o seminário voltar a ter como sede uma universidade da América Latina, o que demostra as diversas ramificações e a importância dada a cada país e continente onde há membros da associação. Acreditamos que a cooperação acadêmica tem se mostrado de grande importância nestes momentos de pandemia provocada pela Covid-19 e nunca, em nenhum outro momento da história, o conceito de coletividade tem se mostrado tão forte, não só em questões de educação em ciência, do ambiente, sustentabilidade e de saúde pública, como nos contextos de pesquisa e ações que tentem resgatar uma sociedade acometida pela pandemia.

 

É muito importante discutir, à luz das pesquisas científicas, como podemos desenvolver ações e projetos que visem o ensino de ciências e, com esta premissa, desejamos que o encontro, sediado numa das metrópoles mais populosas da América Latina impulsione outros rumos de pesquisa para a educação em ciências de qualidade e democrática.

 

Temas


Com os eixos temáticos selecionados para este VIII SIACTS, pretende-se abordar, a partir da perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões específicas do ensino das ciências na perspectiva de formação de professores, assim como os impactos sobre o ambiente, a saúde e a educação.

 

Temas do VIII SIACTS:

 

 1 – CTS e Formação de Professores

2 – CTSA e Sustentabilidade

3 – CTS e Currículo

4 – Investigação e Práticas em Educação CTS

5 – Políticas, Gestão e Avaliação em CTS

6 – CTS em Tempos de Pandemia

 

Datas (Orientadoras)

 

1. Envio de resumos de trabalhos para participar do Encontro (Comunicações Orais, Comunicações em Poster, Oficinas, Simpósio):
De 01 de dezembro de 2021 a 25 de junho de 2022

 

2. Avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica
De 01 de abril de 2022 a 10 de agosto de 2022

 

3. Comunicação dos resultados das avaliações (trabalhos aprovados com apontamento de correções/alterações/adequações feitas pelos avaliadores)
Até 15 de agosto de 2022

 

4. Autores: devolutiva de trabalhos completos (de 8 a 10 páginas) a serem publicados nos anais e na programação (atendendo possíveis correções solicitadas pelos avaliadores – etapa final e obrigatória)
Até 30 de agosto de 2022

 

Para que os trabalhos sejam apresentados e publicados, os autores deverão comprovar a inscrição e o pagamento da anuidade da AIACTS ou inscrição e pagamento de 70 euros, caso não deseje associar-se.

Comissão Organizadora


Comissão Organizadora Nacional

 

Adriana Domingues Freitas (UNICID)
Álvaro Chrispino (CEFET-RJ)
Carmem Lúcia Costa Amaral (Universidade Cruzeiro do Sul)
Evonir Albrecht (UFABC)
Gabriel Jimenez Aguilar (UNICID)
Marcio Eugen Klingeschmid Lopes dos Santos (Universidade Cruzeiro do Sul)
Maria Delourdes Maciel (Universidade Cruzeiro do Sul-Presidente do VIII SIACTS)
Maria Elisabete Salina Saldanha (UNICID)
Mary Arlete Payao Pela (UNICID)
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo (Universidade Cruzeiro do Sul)
Paloma Moreira Santos Paixão (UNICID)
Ricardo Pereira Sepini (UFSJ)
Rita de Cássia Frenedozzo (Universidade Cruzeiro do Sul)
Vera Maria Jarcovis Fernandes (Universidade Cruzeiro do Sul)

 

Comissão Organizadora Internacional

 

Maria Delourdes Maciel (Brasil – Universidade Cruzeiro do Sul – Presidente do VIII SIACTS)
Álvaro Chrispino (Brasil – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)
Gabriel Jimenez Aguilar (Brasil – UNICID)
Paloma Moreira Santos Paixão (Brasil – UNICID)
Maria Elisabete Salina Saldanha (Brasil – UNICID)
Mary Arlete Payao Pela (Brasil – UNICID)
Adriana Domingues Freitas (Brasil – UNICID)
Ricardo Pereira Sepini (Brasil – Universidade Federal de São João Del Rei)
Evonir Albrecht (Brasil – Universidade Federal do ABC)
Marcio Eugen Klingeschmid Lopes dos Santos (Brasil – Universidade Cruzeiro do Sul)
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo (Brasil – Universidade Cruzeiro do Sul)
Carmem Lúcia Costa Amaral (Brasil – Universidade Cruzeiro do Sul)
Rita de Cássia Frenedozzo (Brasil – Universidade Cruzeiro do Sul)
Vera Maria Fernandes Jarcovicz (Brasil – Universidade Cruzeiro do Sul)
Isabel P. Martins (Portugal – Universidade de Aveiro – Presidente da AIA-CTS)
Rui M. Vieira (Portugal – Universidade de Aveiro)
Maria de Fátima Paixão (Portugal – Instituto Politécnico de Castelo Branco)
Alcina Maria Parracho Mendes (Portugal – Agrupamento de Escolas de Ílhavo)
José María Oliva Martínez (Espanha – Universidad de Cádiz)
Amparo Hurtado Soler (Espanha -Universitat de València)
José Cantó Doménech (Espanha -Universitat de València)
Rosa Nidia Tuay Sigua (Colômbia – Universidad Pedagógica Nacional)
Mayra García-Ruiz (México – Universidad Pedagógica Nacional)
Nancy Fernández (Argentina- Universidad Nacional de Tierra del Fuego)

Programação geral


Boletim


O VIII Seminário Ibero-Americano CTS (VIII SIACTS), que acontecerá na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo/BR, de 22 a 24 de novembro de 2022, de forma remota, é para nós, Comissão Organizadora, um grande desafio.

 

A cidade de São Paulo conta com mais de 12 milhões de pessoas, e é conhecida por sediar muitos eventos acadêmicos importantes. Acreditamos que o VIII SIACTS, mesmo acontecendo de forma remota, pela sua importância virá reforçar essa identidade da cidade e a tradição da Universidade Cruzeiro do Sul em apoiar e sediar eventos importantes.

 

Após dois anos e meio de trabalho remoto por conta da pandemia de Covid-19, em agosto de 2022 a pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS (NIEPCTS), responsáveis pela organização do VIII SIACTS, retomaram suas atividades presenciais. Devido ao fato de estarmos a apenas dois meses da realização do evento, somos obrigados a manter a programação de forma remota.

 

Com a pandemia causada pela covid-19, “INTERAÇÕES CTS: IMPACTOS SOBRE O AMBIENTE, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO” foi o tema geral escolhido para o VIII SIACTS. Para contemplar o tema, foram definidos seis (6) eixos temáticos: 1. CTS e Formação de Professores; 2. CTSA e Sustentabilidade; 3. CTS e Currículo; 4. Investigação e Práticas em Educação CTS; 5. Políticas, Gestão e Avaliação em CTS; 6. CTS em Tempos de Pandemia.

 

Esperamos abrir uma boa discussão relacionada com o contexto social e o processo de ensino e aprendizagem das Ciências, valorizando as relações CTS com o currículo, o ensino e a formação de professores, bem como com o meio ambiente, a sustentabilidade e os impactos sobre a saúde em diversos contextos, favorecendo a construção de propostas de ação mais plurais, a partir das contribuições dos participantes e de suas equipes de trabalho e projetos de pesquisa.

 

Lembramos a todos os associados da AIA-CTS: mesmo que não tenham submetido trabalhos ao evento, é possível participar do mesmo. Para isso, é necessário apenas estar em dia com o pagamento da anuidade de 2022, entrar na página do evento, acessar o link abaixo e fazer a sua inscrição.

 

As pessoas que pretendem participar do VIII SIACTS, com ou sem trabalhos, mas não desejam associar-se a AIA-CTS, devem fazer sua inscrição no link acima e realizar o pagamento como não associado neste link.

 

As inscrições para participação sem trabalhos serão aceitas até o dia 15 de novembro de 2022. Os inscritos, com e sem trabalhos, poderão aceder a todo o Programa de 22-24 novembro.

 

Esperamos poder corresponder de maneira satisfatória para que os participantes possam levar boas lembranças deste evento, como tem acontecido nos anteriores.

 

Maria Delourdes Maciel
Presidente do VIII SIACTS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS (NIEPCTS) da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/BR).

Contribuições


As contribuições podem ser de quatro tipos:

 

– Comunicação oral
– Comunicação em pôster
– Oficina
– Simpósio
– Comunicação oral, pôster, oficina ou simpósio

 

O texto do resumo expandido da comunicação oral, pôster (cartaz), oficina ou simpósio será avaliado pela comissão científica, tendo em conta a qualidade científica e originalidade do seu conteúdo no campo CTS e deve ter, para aceitação, o seguinte formato: baixar template

 

A comissão científica reserva-se o direito de decidir o formato final da apresentação em função do número de comunicações recebidas e da sua adequação ao programa científico.

 

Para a apresentação no Seminário de qualquer destes trabalhos é requisito obrigatório que no mínimo uma das pessoas autoras figure como inscrita no Seminário e que tenha pago as tachas correspondentes dentro dos prazos estabelecidos.

 

Normas gerais para os resumos expandidos (comunicação oral, pôster, oficina ou simpósio)

 

– Trabalhos completos (de 8 a 10 páginas).

– Extensão: 8000 caracteres e máximo de 12.000 (incluindo espaços).

– Informações obrigatórias (consultar os modelos): título, eixo temático em que o trabalho é classificado, conteúdo da comunicação na forma de resumo.

– O resumo deve conter o problema, uma breve referência teórica, a metodologia, os resultados, as conclusões e as referências bibliográficas.

– A avaliação será feita por pares anônimos. O manuscrito não deve conter informações que permitam a identificação dos autores. 

 

Comunicação oral

 

O tempo para apresentação de cada comunicação oral, bem como o dia, local e hora da apresentação no programa final serão comunicados com bastante antecedência. 

 

Comunicação em pôster

 

Os pôsteres terão orientação vertical, sendo o seu tamanho DIN A-1 (59.4×84.1cm).

 

Oficina

 

A duração e outros detalhes (dia, local e hora) das oficinas serão comunicados com bastante antecedência, após a avaliação das propostas, tendo em consideração as informações fornecidas pelos autores, de acordo com o modelo.

 

Simpósio

 

O tempo para apresentação de cada simpósio (de acordo com o número máximo de comunicações que deverão ser agrupadas por tema), bem como o dia, local e hora da apresentação no programa final, serão comunicados com bastante antecedência.

 

Envio de trabalhos

Se você se inscreveu e enviou o resumo do seu trabalho, aguarde o resultado da avaliação e envie seu trabalho completo (de 8 a 10 páginas) até o dia 30/08/2022.

 

Reabrimos a inscrição para envio de trabalhos completos (de 8 a 10 páginas) até o dia 25/06/2022.

 

Acesse aqui a plataforma para envio de trabalhos. Preparamos um tutorial para lhe auxiliar na realização do cadastro e submissão do arquivo:

 

Link de acesso ao tutorial

Senha: 6KAkJj*Z

 

Parceiros: