Corpo docente


  • Prof. Dr. Alex Paubel Junger

    Doutor em Energia

     

    Pós – Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras – Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, orientando trabalhos de mestrado e na área de Ensino. Atuando, concomitantemente, como professor vinculado a Graduação/Pós-Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica (MEC 5), na área de Orientação para Inovação, Comunicação, Marketing e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador Colaborador vinculado a Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Carmem Lúcia Costa Amaral

    Doutora em Química Orgânica

     

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1993), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998) .

    Atualmente é Professor titular III da Universidade Cruzeiro do Sul e Avaliador do Ministério da Educação.

    Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Edda Curi

    Doutora em Educação Matemática

     

    Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004).  Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) Graduada em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

    Professora titular e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências(Mestrado e Doutorado) da Universidade Cruzeiro do Sul.

    Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando e pesquisando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, educação matemática, currículo de matemática e avaliação.

    Uma das autoras dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem elaborados para alunos e professores dos anos iniciais e de Matemática da rede municipal de São Paulo (1o ao 5o ano), e dos Livros do EMAI para alunos e professores da rede estadual de São Paulo (1o ao 5o ano).

    Pesquisadora coordenadora de Projeto de Pesquisa no âmbito do EDITAL 2010 do Projeto Observatório da Educação financiado pela CAPES. Pesquisadora coordenadora de Projeto de Pesquisa na linha Ensino Público financiado pels FAPESP em conjunto com a PUC/SP.

    Coordenou em 2011 Projeto de Formação continuada de professores de Matemática da rede municipal de São Paulo. Assessoria, a partir de 2012, na escola de formação de professores da rede estadual paulista – EFAP para elaboração de materiais de formação de professores dos anos iniciais do EF em cursos à distância. Produção de material EAD para cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Membro de comissões e comitês editoriais de periódicos.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Wagner Barbosa de Lima Palanch

    Doutor em Educação Matemática

     

    Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Física (Mackenzie). Líder do Grupo de Pesquisa em “Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores, no qual tem desenvolvido investigações sobre currículos de Matemática e formação de professores que ensinam Matemática.

    Atualmente é professor Assistente I no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de São Paulo.

    Tem experiência nas áreas Física e Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Principais interesses de pesquisa: Currículos de Matemática, Processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Juliano Schimiguel

    Doutor em Ciências da Computação

     

    Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2006).

    Atualmente é professor da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, do Centro Universitário Anchieta – UNIANCHIETA e do Grupo Universitário IPEP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem, conteúdos digitais interativos, etc.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

     

    Professor do Programa de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Foi coordenador do projeto Matemática PIBID/Universidade Cruzeiro do Sul). Orientador – ( Universidade aberta Brasil/ Universidade Federal de São Paulo) e professor adjunto nos cursos de graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. Autor de materiais didáticos para a prefeitura de São Paulo e para cursos da modalidade a distância. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas:estilos de aprendizagem, objetos de aprendizagem, fundamentos de matemática, erros e ambientes virtuais de aprendizagem.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Maria Delourdes Maciel

    Doutora em Educação

     

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).

    Professora Titular III – Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: currículo, ensino e formação de professores; ensino de ciências e biologia; didática e metodologia de ensino; prática de ensino e estágio supervisionado; livro didático; jogos pedagógicos; inclusão de temas CTS no currículo, ensino e formação de professores.

    Avaliadora do MEC.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Norma Suely Gomes Allevato

    Doutora em Educação Matemática

     

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005).

    Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente e pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, resolução de problemas, computadores, matemática e ensino-aprendizagem.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke

    Doutor em Ciências Naturais – Especialização em Astrofísica

     

    Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1985) , mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1989) , doutorado em Ciências Naturais – Especialização em Astrofísica pela Ruhr Universität Bochum (1994), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1997 , pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), pós-doutorado pela Universität Bonn (2000) e pós-doutorado pela Ruhr Universität Bochum (2007).

    Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Sistema Solar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Física do Sistema Solar, Cometas, Plasma Astrofísico, Rotação nuclear cometária, Tratamento de imagens e Estruturas morfológicas na coma e cauda cometárias.

    Currículo Lattes E-mail
  • Doutora em Geociências e Meio Ambiente

    Profa. Dra. Rita de Cássia Frenedozo

    Doutora em Geociências e Meio Ambiente

     

    Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996).

    Atualmente é professor titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP) e ministra disciplinas da área da Ecologia. Orienta nos mestrados acadêmicos em Ensino de Ciências e Mestrado em Química Ambiental e orienta trabalhos no mestrado profissionalizante de Ensino de Ciências e Matemática.

    Tem experiência profissional em Recuperação de Áreas Alteradas e Avaliação de Impactos Ambientais. Na pesquisa, atua na área de Ecologia Aplicada e Manejo de Ecossistemas, com interesses principais: ecologia de fragmentos urbanos, áreas degradadas por minerações, fenologia de plantas e educação ambiental.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

    Doutor em Física

     

    Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997).

    Atualmente é professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, lecionando na Graduação, na Especialização e em cursos de Mestrado. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase na utilização de metodologias de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física no ensino Médio e Fundamental, experimentação, introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, laboratório didático e abordagens baseadas em elementos do enfoque CTS.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Vera Maria Jarcovis Fernandes

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática

     

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2007) possui graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Dificuldades de Aprendizagem e Estágios Supervisionados na área das licenciaturas. Atualmente dedica-se a docência no curso de Licenciatura em Pedagogia Presencial (UNICID e CRUZEIRO) e na modalidade EaD como orientadora presencial de estágios nos polos sedes e exerce a função de Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Cruzeiro do Sul. Participação em grupos de pesquisas: PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA: REVELAÇÕES E POSSIBILIDADES DE AVANÇOS NOS SABERES DE ALUNOS DE 4ª SÉRIE/5º ANO E INDICATIVOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / CONHECIMENTOS DIDÁTICOS E CURRICULARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

    Currículo Lattes E-mail