Docentes


  • Selecione outro idioma


Profa. Dra. Adriana Cristina Levada Pires

Doutora em Fisiologia Humana

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003), doutora (2008) e pós doutora (2011) em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo. Experiência na área de Fisioterapia, Fisiologia e Fisiologia do exercício. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e no Programa Ciência do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul, cursos Mestrado e Doutorado. Na graduação atua como professora nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia e Estética e Cosmetologia. Assessora Ad-hoc Fapesp e CNPq. Possui projeto jovem pesquisador aprovado pela FAPESP. É membro do American College Sports Medicine. Tem experiência na área de imunologia celular estudando principalmente a modulação da função e morte de leucócitos por: diferentes intensidades de exercício físico, ácidos graxos, diabetes, sepse e infarto agudo do miocárdio.

E-mail: adriana.pires@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Ana Maria Forti Barela

Doutora em Educação Física

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (1992), mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é Presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor – SOCIBRACOM (2020-2022), e é professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, na linha de pesquisa “Processos físicos aplicados à saúde”. O foco de pesquisa no referido programa de pós-graduação é na investigação dos aspectos relacionados ao controle de diferentes ações motoras dos seres humanos com ou sem necessidades especiais e em diferentes faixas etárias, tais como crianças com paralisia cerebral, dislexia, síndrome de Down, pacientes pós acidente vascular encefálico, com doença de Parkinson, dor lombar crônica, entre outros. Tem interesse de pesquisa sobre postura e locomoção em diferentes populações e contextos, controle motor, desenvolvimento motor, aprendizagem motora, biomecânica, e estratégias de intervenção do andar em indivíduos com comprometimento no aparelho locomotor.

E-mail: ana.barela@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Elaine Hatanaka

Doutora em Farmácia (Análises Clínicas-Bioquímica Clínica)

Graduada em Farmácia e Bioquímica, modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade de São Paulo, (FCF-USP) (1995-2000), doutorado em Farmácia (Análises Clínicas – Bioquímica Clínica) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (2000-2005) e Pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2005-2007). Editora Acadêmica da Revista Mediators of Inflammation (2007-2019) e desde 2019 promoção à Editora Associada da mesma revista [Mediators of Inflammation (Londres, Reino Unido)}. É Bolsista Produtividade do CNPq, assessora científica da FAPESP, CNPq e CAPES. Professor Titular e Pesquisador na Universidade Cruzeiro do Sul atuando no programa de pós graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, na área de Medicina-Integração do Processo Saúde-Doença. Pesquisador colaborador na Universidade de São Paulo. Revisora dos periódicos: Clinical Immunology, American Journal of Physiology. EndocrinologyMetabolism, Free Radical Biology & Medicine, HeartVessels e ClinicalExperimental Immunology. Orientação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atuação em temas relacionados à ativação/desativação de células do sistema imune e atividade física, com ênfase na fisiopatologia do diabetes e do reparo tecidual. Palavras-chave: exercícios, ácidos graxos, amilóide sérica A, leucócitos, inflamação, diabetes e cicatrização.

E-mail: elaine.hatanaka@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Fernanda Teixeira Borges

Doutora em Ciências (Nefrologia)

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1998), mestrado em Farmacologia (2000), doutorado em Ciências (Nefrologia) (2005), ambos pela Universidade Federal de São Paulo, e pós doutorado pela Universidade de Harvard (2011). Atualmente, Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq, coordenadora do curso de graduação em biomedicina e professora do Curso de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul.

E-mail: fernanda.borges@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Laureane Nunes Masi

Doutora em Fisiologia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Fisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo – USP. Em 2012 realizou parte do doutorado no laboratório do Dr. Andre Marrete no Instituto de Cardiologia da Universidade de Quebec, no Canadá. Realizou o pós-doutorado pela Universidade Cruzeiro do Sul no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (FAPESP) com extensão no laboratório do Dr. Assam El-Osta no Departamento de Diabetes da Monash University, Melbourne – Austrália (2017/2018). Tem experiência em Fisiologia Geral e Biologia Molecular, com ênfase em metabolismo, atuando nos seguintes temas: epigenética, cultura de células endoteliais e de medula óssea, dietas obesogênicas, diabetes e doenças crônicas não-degenerativas. Atualmente é Professora Assistente I na Universidade Cruzeiro do Sul.

E-mail: laureane.masi@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em fisioterapia pela Universidade de Sydney – Austrália. Suas preferências de pesquisa são estudos relacionados a propriedades de medida de instrumentos relevantes a fisioterapia, prática baseada em evidências e estudos relacionados a pacientes com dor lombar. Foi editor-chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy por quatro anos e editor associado da Physical Therapy Journal (EUA). Atualmente é coordenador do Programa Stricto Sensu (nível mestrado e doutorado) em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.

E-mail: leonardo.costa@unicid.edu.br

Currículo Lattes

 


Prof. Dr. Marcelo Paes de Barros

Doutor em Bioquímica

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado (direto) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1998). Foi pesquisador-visitante na Universidade de Shizuoka, Japão (1999), na Appalachian State University, NC, USA (2016) e no Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos, IATA, Valência, Espanha (2017-2019). Realizou o Pós-doutoramento no Instituto de Botânica, Universidade de Estocolmo e na Universidade de Uppsala, Suécia (2000-2002). Atualmente é professor Titular Nível I da Universidade Cruzeiro do Sul (SP) e pesquisador-colaborador da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e na Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase no Metabolismo de Radicais Livres, e está atualmente envolvido nos seguintes temas: (i) propriedades antioxidantes de carotenoides; e (ii) estresse oxidativo e biomarcadores redox no exercício e na performance atlética.

E-mail: marcelo.barros@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Maria Fernanda Cury Boaventura

Doutora em Fisiologia e Biofísica

Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado (2006) e pós doutorado (2007) em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo . Atualmente é professora no curso de graduação em Educação Física, Enfermagem e Nutrição e pós graduação em Interdisciplinar em Ciências da Saúde do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Nutrição Clínica e Esportiva e Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: lipídeos. sistema imune, inflamação, nutrição e exercício.

E-mail: maria.boaventura@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Prof. Dr. Paulo Barbosa de Freitas Júnior

Doutor em Ciência Biomecânica e Movimento

Paulo é Ph.D. pelo BiomechanicsMovement Science Graduate Program da University of Delaware [Newark, DE, USA] (2009). Fez estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Neurologia da Penn State College of Medicine [Hershey, PA, USA] entre 2017 e 2019. Atualmente é Professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando como pesquisador no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Paulo é membro da Society for Neuroscience e da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor (SOCIBRACOM). Paulo tem experiência na área de movimento humano, com ênfase em controle motor e biomecânica. Seus interesses em pesquisa são centrados nos seguintes temas: avaliação da função neuromuscular, função manual, marcha e controle postural.

E-mail: paulo.defreitas@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Renata Gorjão

Doutora em Fisiologia e Biofísica

Graduou-se em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo em 2004. Obteve o título de Doutora em Ciências pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da mesma instituição em 2008. Realizou pós-doutorado na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Celular no mesmo departamento. Atualmente é professora titular e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul. Desenvolve projetos envolvendo estudos sobre a modulação de linfócitos por compostos bioativos e exercício físico. Além disso estuda os processos envolvidos com a diferenciação de linfócitos no desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes mellitus e câncer.

E-mail: renata.gorjao@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Rosemari Otton

Doutora em Ciências (Fisiologia Humana)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Pesquisadora visitante na Universidade de Estocolmo, Suécia (2020). Obteve pós-doutorado em 2003 (USP). Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul onde atua também como pesquisadora (Bolsa produtividade CNPQ 2009, 2013, 2016, 2019). Obteve mérito acadêmico na Universidade Cruzeiro do Sul. Revisora de inúmeros periódicos internacionais entre eles: Diabetes, Journal of Endocrinology, International Immunopharmacology, Journal of Cellular Biochemistry, Applied Physiology, NutritionMetabolism, Toxicology in vitro. Assessora Ad-hoc Fapesp, CNPq e Capes. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, doenças metabólicas, diabetes, ácidos graxos, antioxidantes, radicais livres, estresse de retículo endoplasmático, metabolismo, ação de compostos bioativos, termogênese. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde na Cruzeiro do Sul e está credenciada como orientadora pontual no Departamento de Farmacologia na USP, São Paulo.

E-mail: rosemari.otton@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Prof. Dr. Rui Curi

Doutor em Ciências (Fisiologia Humana)

Rui Curi graduou-se em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá em 1980. Obteve o título de mestre pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), em 1982, e o de doutor pela mesma Instituição em 1984.Professor Titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB-USP. Pesquisa na área de metabolismo intermediário, metabolismo e função de leucócitos, estudando o metabolismo de glutamina e ácidos graxos e o controle por insulina, dietas e exercício físico. Orientou 23 dissertações de mestrado e 49 teses de doutorado. Supervisionou 15 pós-doutores. Foi Chefe de Departamento, Diretor do ICB-USP e Assessor da Pro-reitoria de Graduação da USP. Foi Diretor da Divisão Cultural do Instituto Butantan e Adjunct Distinguished Research Fellow da School of Biomedical Science, Faculty of Health Sciences da Curtin University (Austrália). Recebeu a Comenda do Conselho Federal de Farmácia e Fellow da Guggenheim Foundation (EUA). Recebeu da Curtin University o reconhecimento de ExcellentActive Visiting Fellow. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Maringá. Um dos cem mil Cientistas mais Influentes conforme revista PLOS One 2020, É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. Apresenta 30.339 citações e índice H = 87 (Google Scholar, 21.01.2021). Atualmente, é Diretor Técnico I do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan, Presidente da Fundação Butantan e Professor Titular do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Área: Medicina I) da Universidade Cruzeiro do Sul.

E-mail: rui.curi@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Prof. Dr. Sandro Massao Hirabara

Doutor em Ciências (Fisiologia Humana)

Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Paraná (1996-2000), doutoramento em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001-2005), pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo (2005-2007) e pela Universidade de Genebra (2007), “Visiting Scholar Scientist” na Universidade de Yale (2018-2019) e Pesquisador Visitante no Instituto Butantan (2020-atual). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, Metabolismo e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes subáreas: ácidos graxos, resistência à insulina, músculo esquelético, metabolismo, sinalização celular, função mitocondrial e exercício físico. Atua também na pandemia da COVID-19, nas seguintes subáreas: epidemiologia, divulgação e conscientização, impacto e tratamentos. É assessor científico da FAPESP, editor e revisor de importantes periódicos internacionais. Atualmente, atua como Professor Titular do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Saúde, Instituto de Ciências da Atividade Física e do Esporte (ICAFE), Universidade Cruzeiro do Sul.

E-mail: sandro.hirabara@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Profa. Dra. Tania Cristina Pithon Curi

Doutora em Ciências (Fisiologia Humana)

Tania Cristina Pithon-Curi é Doutora em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutorado na Área de Medicina, na Uniformed Services University of the Health Sciences (USUHS, EUA), Bethesda, Estados Unidos. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Fisiologia Humana, Departamento de Fisiologia e Biofísica da USP (2000-2015), Professora Visitante da Uniformed Services University of the Health Sciences, Bethesda, EUA (2017-2018) e Professora Adjunta da Curtin University, Perth, Austrália (2016-2017). É Professora Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa das Universidades Cruzeiro do Sul e Cidade de São Paulo e Coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Área: Medicina I) da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisa na área de exercício físico e função de leucócitos, em particular o metabolismo de glicose e glutamina e apoptose. Orientou 19 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Supervisionou 4 pós-doutores e 2 jovens pesquisadores (bolsistas FAPESP). Obteve vários auxílios da FAPESP, CNPq e do Ministério do Esporte para desenvolvimento de projetos de pesquisa. Presidiu a Comissão Prêmio CAPES de Tese 2011 e participou da Comissão Prêmio CAPES de Tese 2012 da área 21. Coordenou o Segmento das Universidades Particulares no Diretório Nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP, 2016-2017). Revisora de artigos dos seguintes periódicos: Medicine & Science in Sports & Exercise, Journal Applied Physiology, British Journal of Sports Medicine, American Journal of Physiology: Lung, Clinica Chimica Acta e Kidney Internacional. É autora do livro Fisiologia do Exercício, publicado pela editora Guanabara Koogan e de 21 capítulos de livros. Publicou 99 artigos em revistas de circulação internacional. Apresenta 5.655 citações e índice H = 39 (Google Scholar_18/01/2021).

E-mail: tania.pithon-curi@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes