Egressos


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Egressos

 

Os egressos de destaque do doutorado, em grande parte, foram alunos do Programa no Mestrado. Uma delas, é egressa de curso de graduação da Universidade. Todos tiveram grande ascensão profissional, após a realização do Mestrado. Da atuação em escolas como professores passaram a ser coordenadores, supervisores, a atuar em órgãos centrais, entre outras funções. Em sua maioria atuam com formação de professores das áreas de ciências e matemática, tanto na formação inicial em cursos de licenciatura como em formação continuada de professores de redes estadual e municipais de ensino. Alguns deles fizeram doutorado sanduiche fora do país. Continuam desenvolvendo pesquisas tanto nos grupos de pesquisa do Programa, como em outros formados nas instituições que atuam. A maioria atuam como pareceristas em periódicos qualificados, inclusive internacionais.

 

Autoavaliação

O Projeto de Autoavaliação proposto pela CPA- Cruzeiro está alinhado ao plano estratégico do Programa e também ao PDI da Universidade, com foco na formação discente e docente e produção intelectual. Além desses dados, o Programa considera as avaliações realizadas por alunos e professores em relatórios anuais.

 

– A avaliação do Programa por meio da CPA

Em 2020 foi organizada uma avaliação pela CPA envolvendo: 1) estudantes ATIVOS e 2) EGRESSOS. A proposta atendeu às orientações legais para procedimentos em pesquisas. Foram elaborados dois questionários, um para cada tipo de público, para cada curso (Mestrado e Doutorado), em grande parte no formato Escala tipo Lickert.

Resultados Q1 – Estudantes Ativos – Mestrado e Doutorado

No curso de Mestrado, 100% dos questionários foram respondidos e devolvidos à CPA – Cruzeiro. O perfil dos estudantes está de acordo com os objetivos do Programa. Cerca de 39% atuam na rede particular e 57,1% na rede pública.

No curso de Doutorado, 89,1% dos questionários foram respondidos e devolvidos à CPA – Cruzeiro. O perfil dos estudantes está de acordo com os objetivos do Programa. Cerca de 63,2% atuam na rede pública na área de Ensino de Ciências e Matemática, 85,7% atuam em área acadêmica e correlata ao curso.

 

Mestrado e Doutorado

Quanto ao Programa, os estudantes tanto do mestrado como do Doutorado veem coerência entre as linhas de pesquisa, as disciplinas cursadas e o projeto de pesquisa em sua formação. Declaram que são esclarecidos sobre a Proposta Curricular, a divulgação de eventos e diálogos com professores da área. Consideram que o Programa divulga e promove eventos e incentiva a participação em Grupos de Pesquisa. Afirmam que a organização das disciplinas e os conteúdos desenvolvidos são importantes e se declaram satisfeitos quanto ao esclarecimento sobre bolsas.

Quanto à Qualidade da orientação, os alunos mostram-se muito satisfeitos, declaram que as atividades de orientação atendem ás suas expectativas.

Quanto à Qualidade do corpo docente, os estudantes estão muito satisfeitos com relação aos conhecimentos dos conteúdos, à apresentação dos planos de ensino, aos critérios de avaliação e às relações dos conteúdos ensinados com outras disciplinas e áreas.

Quanto à Relações em tempo de pandemia, os alunos declaram que os professores se adaptaram prontamente à plataforma Collaborate, consideram que a Secretaria os atendeu satisfatoriamente.

 

Resultados Q2 – Egressos – Mestrado e Doutorado

Os egressos atuam em escolas públicas e particulares com priorização para a rede pública; prioritariamente nas áreas em que se titularam. A atuação é na área acadêmica e correlata ao curso que realizaram.

Quanto à Satisfação quanto à formação recebida, os egressos percebem coerência, consistência e abrangência da(s) área(s) de concentração, linha(s) de atuação, projetos em andamento, proposta curricular com os objetivos do Programa.  Declaram que o Programa esclarece sobre a Proposta Curricular, que divulga eventos e promove diálogos com professores da área, que a organização das disciplinas é muito boa, que os conteúdos desenvolvidos são importantes, que o Programa incentiva a participação em Grupos de Pesquisa e que estes contribuem para sua formação e que são esclarecidos com relação ás bolsas de estudo.

Quanto à Suficiência da formação os egressos afirmam que a organização do curso, de maneira geral, atendeu às expectativas para a formação acadêmica, que os conteúdos abordados nas disciplinas, de maneira geral, permitiram reflexões importantes para a vida acadêmica.

Quanto à Qualidade da orientação, 100% dos egressos avaliaram positivamente as orientações recebida.

Quanto à repercussão, os respondentes afirmam que o trabalho de conclusão originou produções bibliográficas ou técnicas, que há interesse em participar de novos cursos acadêmicos, que o curso favoreceu seu crescimento profissional e que gostariam de em seguir carreira acadêmica.

A Autoavaliação e Avaliação do Programa.

O Programa reconhece que a escuta dos alunos e dos egressos, ao longo do quadriênio foi capaz de orientar as tomadas de decisão que favoreceram o aperfeiçoamento do processo formativo. Entre elas destacam-se mudanças na organização dos Seminários, que passaram a ser realizados nos grupos de pesquisa ou nas linhas de pesquisa, dependendo da área e do número de orientandos de cada orientador. Também foram ampliadas discussões sobre a proposta do Programa e a articulação entre atividades complementares e Proposta Pedagógica. Outro ponto apontado nessa escuta foi a ampliação da participação dos alunos nos órgãos colegiados do Programa, processo que está em andamento para a escolha de representantes. Em 2020, esses relatórios apontam como pontos positivos: a pronta organização da estrutura da Universidade para adaptação ao ensino remoto e a facilidade de utilização da plataforma, a ampliação de atividades dos Seminários e dos grupos de pesquisa com a participação de pesquisadores de outros programas, a apresentação dos trabalhos finalizados dos egressos, dando indicativos do panorama da identidade do Programa.

Os professores apresentam um relatório anual com toda sua produção do ano, as orientações, as participações em eventos, as disciplinas desenvolvidas, fazem um planejamento para o ano seguinte e apontam pontos positivos e negativos do Programa.