A proposta de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, com mestrados, acadêmico já implantado. Em função do perfil do ingressante e da diversidade de conhecimentos prévios de parte do público de mestrado profissional e de acadêmico a atual proposta visa a atender um perfil de aluno que busca, além da atividade de docência no ensino fundamental e médio, a realização de pesquisa científica, a geração de conhecimentos e a atuação no ensino superior com o compromisso de atuar na formação de professores de ensino de ciências e matemática e de realizar pesquisas na área.
O curso tem por objetivo produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de ciências e matemática, permitindo, em acordo com sua estrutura curricular, abordagens multi e interdisciplinares de conteúdos atuais em ciências e matemática, técnicas experimentais e laboratoriais de pesquisa aplicadas ao ensino, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino.
PROCESSO SELETIVO – PÓS-DOUTORADO
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Setor de Apoio Acadêmico
Fone:
(11) 3385-3015E-MAIL:
stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.brProfa. Dra. Edda Curi
Profa. Dra. Edda Curi
Vice-coordenação
O Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática foi implantado em 2008. No triênio 2007-2009 o Programa foi avaliado pela CAPES com conceito 4,0 e no triênio 2010-2012 com conceito 5,0. Destacam-se a responsabilidade e o compromisso da Instituição e a identificação e o comprometimento do corpo docente que, na época de implantação do Curso de Mestrado, era formado por professores com tempo médio de trabalho na instituição.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível mestrado acadêmico e doutorado, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de Ciências e Matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de Ciências e Matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, à incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.
Durante o processo de implantação e consolidação do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, observa-se a evolução dos seguintes indicadores:
– aumento de produção científica dos docentes e discentes de acordo com orientação da área;
– estabelecimento de intercâmbios em nível nacional e internacional,
– ampliação de captação de recursos nas agências de fomento,
– demanda cada vez maior de professores das redes municipal, estadual e federal de educação,
– visibilidade e interesse de IES de outros estados no estabelecimento de MINTER e DINTER,
– consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais registrados no CNPQ,
– compromisso institucional e solidificação do corpo docente,
– inserção social em projetos com as redes públicas estadual e municipal de São Paulo.
O Programa capacitou alunos da região metropolitana e da grande São Paulo, da Baixada Santista, do Vale do Ribeira, do interior do estado e ainda de outros estados como Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Amapá¡ Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal, o que permite uma ramificação das ideias defendidas no curso por várias regiões brasileiras.
Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 118)
O Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática foi implantado em 2008. No triênio 2007-2009 o Programa foi avaliado pela CAPES com conceito 4,0 e no triênio 2010-2012 com conceito 5,0. Destacam-se a responsabilidade e o compromisso da Instituição e a identificação e o comprometimento do corpo docente que, na época de implantação do Curso de Mestrado, era formado por professores com tempo médio de trabalho na instituição.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível mestrado acadêmico e doutorado, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de Ciências e Matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de Ciências e Matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, à incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.
Durante o processo de implantação e consolidação do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, observa-se a evolução dos seguintes indicadores:
– aumento de produção científica dos docentes e discentes de acordo com orientação da área;
– estabelecimento de intercâmbios em nível nacional e internacional,
– ampliação de captação de recursos nas agências de fomento,
– demanda cada vez maior de professores das redes municipal, estadual e federal de educação,
– visibilidade e interesse de IES de outros estados no estabelecimento de MINTER e DINTER,
– consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais registrados no CNPQ,
– compromisso institucional e solidificação do corpo docente,
– inserção social em projetos com as redes públicas estadual e municipal de São Paulo.
O Programa capacitou alunos da região metropolitana e da grande São Paulo, da Baixada Santista, do Vale do Ribeira, do interior do estado e ainda de outros estados como Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Amapá¡ Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal, o que permite uma ramificação das ideias defendidas no curso por várias regiões brasileiras.
Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 118)
Ensino de Ciências
A linha de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de investigações acerca de idéias e conceitos do senso comum relacionados aos fenômenos naturais da Física e Astronomia.
Ensino de Ciências
Tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino capazes de propiciar uma efetiva melhoria na qualidade de ensino de Matemática nos ensinos fundamental, médio e superior.
Ensino de Ciências
Objetiva a realização de estudos e pesquisas envolvendo fundamentos e métodos de ensino de Biologia e Química e suas aplicações nos diferentes níveis de ensino; avaliando as vantagens e desvantagens para a ciência e a sociedade.
Ensino de Ciências
Objetiva a realização de pesquisas no âmbito da tecnologia da informação e comunicação na educação em Ciências, abrangendo a promoção da pesquisa, o desenvolvimento e o uso de ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem.
Estrutura Curricular nova (a partir do 1o sem/2022):
(clique aqui e faça o download)
Estrutura Curricular antiga (de 2017 a 2021)
(clique aqui e faça o download)
Estudo de temas relacionados com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), enfatizando a importância da
educação científica (alfabetização científica) e do ensino e aprendizagem de questões CTS; o funcionamento da
ciência e da tecnologia no mundo atual; a natureza da ciência e da tecnologia e as relações entre Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS) como um componente central da alfabetização científica para todos os cidadãos; CTS
no planejamento e na inovação do currículo, como um dos componentes das propostas oficiais de currículo e ensino
de todos os níveis de escolarização.
SANTOS, M. E. V. M. Que cidadania? Lisboa: SANTOSEDU, 2005 (Que educação? Que cidadania?
Em que escola? Tomo II).
SANTOS, Filipe Duarte. Que futuro? Ciência, Tecnologia Desenvolvimento e Ambiente. Lisboa/PT: Gradiva, 2007.
CHASSOT, Attico. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí/RS: Unijuí, 2006.
REIS, Pedro Rocha dos. A escola e as controvérsias sociocientíficas: perspectivas de alunos e professores.
Lisboa/PT: Escolar, 2008.
Estudo dos quadros teóricos clássicos da Didática Francesa em se tratando dos processos de ensino e
aprendizagem em Matemática.
Desenvolvimento de atividades que permitam aos alunos a partir dos quadros teóricos
estudados refletir e elaborar metodologias de ensino que construam para a aquisição de conhecimentos de seus
alunos em suas práticas docente.
CHEVALLARD, Y. Conceitos fundamentais da didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem
antropológica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto
Piaget; Delachaux et Niestlé S.A., 1996. p. 115-153. (Coleção Horizontes Pedagógicos).
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Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2008.
Processos de aprendizagem em espaços extra sala, tais como museus de ciências, planetários, unidades
de conservação da natureza, empresas.
Uso de sistemas de software não formais para o ensino, como whatsapp,
youtube, redes sociais, etc.
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Tópicos da ementa: Estudo dos fundamentos e paradigmas da pesquisa em ensino na atualidade.
O espírito crítico, os métodos de pesquisa científica, as etapas da investigação – planejamento, desenvolvimento e
execução de projetos de pesquisa em ensino de Ciências e Matemática. Os diferentes métodos e técnicas –
observação, entrevista, questionário, experimentos de ensino, pesquisa-ação, pesquisa bibliográfica, entre outros.
Modalidades de trabalhos científicos e acadêmicos e normas para sua apresentação.
ALLEVATO, N. S. G. O Modelo de Romberg e o Percurso Metodológico de uma Pesquisa Qualitativa
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VOLPATO, G. L. Publicação Científica. 2. ed. Botucatu: Tipomic, 2003.
Introdução a metodologia da pesquisa científica. Compreensão das especificidades, características e exigências de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa científica.
Desenvolvimento de habilidades para
coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa. A escolha entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa
quantitativa, critérios de qualidade de pesquisa, delineamento, coleta, transcrição e análise de dados.
BAUER, M. W.; GASKEL, G. (Ed.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual
prático. Petrópolis: Vozes, 2002
DEMO, Pedro. Metodologia de Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.
DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da pesquisa Qualitativa. 2 Ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro:
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MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
MINAYO, M. Cecília de S.; DESLANDES, Suely F. (org.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio
de Janeiro: Fiocruz, 2002.
MOORE, R. A estatística e sua prática. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
Estudo de algumas pesquisas da área de Educação Matemática referentes ao ensino de Matemática nos
Ensino Fundamental e Médio.
Abordagem didática dos temas das pesquisas selecionadas. Relações entre práticas
docentes e as pesquisas selecionadas.
Incorporação de pesquisas nos currículos prescritos, praticados e avaliados,
nos livros didáticos e na formação de professores.
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Tópicos da ementa: Conceito de problema, objetivos e potencialidades de ensinar sobre, para e através da
resolução de problemas.
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WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Estudo das diversas Tendências de pesquisa presentes no ensino de Ciências e Matemática por meio de
mapeamentos de pesquisa norteados por metodologias de coleta e análise de dados distintos.
Desenvolvimento de
atividades que permitam aos futuros pesquisadores um olhar sobre o que se discute no cenário acadêmico em
relação a suas temáticas e respectivas áreas de pesquisa.
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GADAMER, H.- G. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Rio de Janeiro: Editora
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KILPATRICK, J. Fincando Estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e
científico. In: ZETETIKÊ, Campinas, SP, v.4, n.5, p. 99-120, jan/jun. 1996, pp. 99 – 120.Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Kilpatrick.pdf>. Acesso em: 26/09/2016.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação.
Revista Diálogo
Educacional. Curitiba, v.6, n. 19, set/dez/2006
Disciplina que engloba temas recentes de pesquisa da área de educação matemática com a presença de
docentes renomados, nacionais ou internacionais, convidados de outras Instituições de ensino.
De acordo com a especificidade das pesquisas trabalhadas.
Disciplina que engloba temas recentes de pesquisa da área de educação matemática com a presença de
docentes renomados, nacionais ou internacionais, convidados de outras Instituições de ensino.
De acordo com a especificidade das pesquisas trabalhadas.
Disciplina que engloba temas recentes de pesquisa da área de educação matemática com a presença de
docentes renomados, nacionais ou internacionais, convidados de outras Instituições de ensino.
De acordo com a especificidade das pesquisas trabalhadas.
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