Impacto Acadêmico e Social


O Programa, do ponto de vista de inserção social, possui forte relacionamento com a rede pública de ensino, tanto em nível de Secretarias de Educação (Municipal e Estadual) quanto de Diretorias de Ensino (DEs), desenvolvendo atividades de: assessoria, desenvolvimento de material didático, capacitação de professores da rede, divulgação científica (Projeto Planetário Móvel Cruzeiro do Sul e Projeto Observando o Céu na Escola), desenvolvimento de objetos de aprendizagem (Apoio SEED/MEC), orientação curricular e organização de eventos com vistas ao atendimento dos professores da rede pública.

 

De grande repercussão na mídia (Revista Veja, Folha de São Paulo, Estadão e outros), o Planetário Móvel Cruzeiro do Sul atua diretamente nas escolas da rede pública, levando à professores, alunos e comunidade sessões e palestras com vistas à divulgação científica. Atualmente, na cidade de São Paulo, apenas o Planetário do Ibirapuera (Fixo) e Planetário Cruzeiro do Sul (Móvel) estão em funcionamento.

 

Projeto de Pesquisa intitulado: PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA: REVELAÇÕES E POSSIBILIDADES DE AVANÇOS NOS SABERES DE ALUNOS DE 4ª SÉRIE/5º ANO E INDICATIVOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, aprovado no âmbito do Programa Observatório da Educação/ CAPES, Edital 2010, tem interfaces com a educação básica na medida em que envolve professores de escolas públicas estaduais e municipais.

 

Projetos de formação continuada que envolvem professores das redes públicas o que permite a aplicação das pesquisas desenvolvidas no programa, a transferência e a socialização do conhecimento gerado a escolas das redes municipal e estadual e por conta disso a participação de alunos dessas escolas.

 

Projeto financiado pela FAPESP em parceria com a PUC-SP tem inserção social e interfaces com as escolas da rede municipal por envolver 52 escolas seus respectivos professores e alunos.

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