Internacionalização


  • Selecione outro idioma


Internacionalização

 

O Programa tem obtido visibilidade com trabalhos de cooperação em nível nacional e internacional, em função de sua missão de construção e difusão de conhecimentos científicos sobre os processos de ensino e aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática e a formação de professores que atuam nessas áreas, de forma criativa e inovadora, tornando-os acessíveis à sociedade e contribuindo para a melhoria do ensino ao promover mudanças locais, regionais e nacionais. Essa missão está em consonância com o perfil do Programa, suas áreas de concentração, linhas de pesquisa e a estrutura da proposta curricular além de aspectos ligados a ações de cooperação em nível nacional, com maior intensidade, como em nível internacional, que vem se ampliando ano a ano.

O Programa conta com a participação dos docentes ou discentes em colaborações, convênios ou programas de cooperação com centros estrangeiros

Destacam-se em nível internacional os projetos de parceria internacional com os Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Angola, Espanha, Argentina.

Há ainda Projetos com financiamento internacional como convenio com a Unesco para desenvolver um Projeto piloto para professores de Matemática da rede municipal de São Paulo que foi iniciado em dezembro de 2018 e terminou em 2020. O referido projeto, no âmbito do Programa PRODOC 914 BRZ 1147, EDITAL nº 01/2018, TERMO DE REFERÊNCIA nº 02 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação envolveu pesquisa e formação de professores para implementação curricular.

Outro Projeto com financiamento é o Programa PSDE em que os alunos do curso de doutorado participaram do programa de bolsas sanduiche em universidades do exterior, envolvendo universidades americanas e portuguesas. Essa participação estreitou relações dos professores do programa com os orientadores internacionais e, em consequência, houve participação de professores internacionais em ações do Programa.

Outro aspecto que aponta para a internacionalização é a participação de membros estrangeiros em bancas de qualificação ou defesa do Programa. Além disso, há publicações envolvendo coautores estrangeiros ou publicações estrangeiras. O Programa vem ampliando a internacionalização associada à produção científica qualificada em periódicos nacionais e internacionais, à integração e cooperação com centros e universidades internacionais. Os professores do Programa estão envolvidos com professores de Universidades de alguns países resultando em publicações de artigos e livros, envolvimento com grupos de pesquisa, reuniões conjuntas, comitês editoriais de periódicos, como membros de sociedade científica.

Destaca-se ainda a participação em eventos, cursos e visitas técnicas, de caráter internacional. A participação de docentes, alunos e egressos do Programa em eventos internacionais é uma prática no Programa, sempre com apresentação de trabalhos e publicação nos Anais do evento. A presença é mais constante em eventos realizados na América do Sul e em países da Europa de língua portuguesa e espanhola, mas houve participação de alunos, egressos e professores em eventos realizados nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, entre outros. Cabe destacar que há na Universidade um Programa de apoio à participação de professores e alunos em eventos internacionais com apoio financeiro.