Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências


  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

    Ensino de Ciências

  • Público alvo:

    Graduados na área de Física, Química, Biologia, Matemática e profissionais que atuam nos diversos níveis de ensino, bem como profissionais de áreas afins que queiram dedicar-se à pesquisa no ensino. .

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


O Programa de Mestrado em Ensino de Ciências, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de ciências e matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de ciências e matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino.

Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, a incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.

Ler Mais

Mais informações

Secretaria de Pós-Graduação da Liberdade

  • Áreas de Concentração:

    Ensino de Ciências

  • Público alvo:

    Graduados na área de Física, Química, Biologia, Matemática e profissionais que atuam nos diversos níveis de ensino, bem como profissionais de áreas afins que queiram dedicar-se à pesquisa no ensino.

  • Coordenação

    Profa. Dra. Edda Curi

  • Vice-coordenação

    Profa. Dra. Cintia Aparecida Bento dos Santos

Coordenação do Curso

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências


O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências foi implantado em 2007 e o Doutorado em 2008. No triênio 2007-2009 o Programa foi avaliado pela CAPES com conceito 4,0 e no triênio 2010-2012 com conceito 5,0. Destacam-se a responsabilidade e o compromisso da Instituição e a identificação e o comprometimento do corpo docente que, na época de implantação do Curso de Mestrado, era formado por professores com tempo médio de trabalho na instituição.

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível mestrado acadêmico e doutorado, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de Ciências e Matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de Ciências e Matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, à incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.

 

Durante o processo de implantação e consolidação do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, observa-se a evolução dos seguintes indicadores:

– aumento de produção científica dos docentes e discentes de acordo com orientação da área;
– estabelecimento de intercâmbios em nível nacional e internacional,
– ampliação de captação de recursos nas agências de fomento,
– demanda cada vez maior de professores das redes municipal,estadual e federal de educação,
– visibilidade e interesse de IES de outros estados no estabelecimento de MINTER e DINTER,
– consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais registrados no CNPQ,
– compromisso institucional e solidificação do corpo docente,
– inserção social em projetos com as redes públicas estadual e municipal de São Paulo.

 

O Programa capacitou alunos da região metropolitana e da grande SÃO Paulo, da Baixada Santista, do Vale do Ribeira, do interior do estado e ainda de outros estados como Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Amapá¡ Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal, o que permite uma ramificação das ideias defendidas no curso por várias regiões brasileiras.

 

Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 118)

 

 

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências
Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de Física e Astronomia Elementos e Metodologias de Ensino de Matemática Fundamentos e Estratégias Educacionais para o Ensino de Química e Biologia Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento

Calendário Institucional


Veja o calendário completo

Regulamento

Confira o Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu


Clique aqui
  • Coordenação do Curso

    Coordenação
    Coordenadora: Profa. Dra. Edda Curi
    Vice-coordenadora: Profa. Dra. Cintia Aparecida Bento dos Santos

    Mais informações

    Secretaria de Pós-Graduação da Liberdade

    Telefone: (11) 3385-3015

    Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    E-mail: stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.br