O Programa de Mestrado em Ensino de Ciências, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de ciências e matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de ciências e matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino.
Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, a incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.
Setor de Apoio Acadêmico
Fone:
(11) 3385-3015E-MAIL:
stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.brProfa. Dra. Edda Curi
Profa. Dra. Rita de Cassia Frenedozo
Profa. Dra. Edda Curi
Vice-coordenação
Profa. Dra. Rita de Cassia Frenedozo
O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências foi implantado em 2007 e o Doutorado em 2008. No triênio 2007-2009 o Programa foi avaliado pela CAPES com conceito 4,0 e no triênio 2010-2012 com conceito 5,0. Destacam-se a responsabilidade e o compromisso da Instituição e a identificação e o comprometimento do corpo docente que, na época de implantação do Curso de Mestrado, era formado por professores com tempo médio de trabalho na instituição.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível mestrado acadêmico e doutorado, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de Ciências e Matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de Ciências e Matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, à incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.
Durante o processo de implantação e consolidação do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, observa-se a evolução dos seguintes indicadores:
– aumento de produção científica dos docentes e discentes de acordo com orientação da área;
– estabelecimento de intercâmbios em nível nacional e internacional,
– ampliação de captação de recursos nas agências de fomento,
– demanda cada vez maior de professores das redes municipal,estadual e federal de educação,
– visibilidade e interesse de IES de outros estados no estabelecimento de MINTER e DINTER,
– consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais registrados no CNPQ,
– compromisso institucional e solidificação do corpo docente,
– inserção social em projetos com as redes públicas estadual e municipal de São Paulo.
O Programa capacitou alunos da região metropolitana e da grande SÃO Paulo, da Baixada Santista, do Vale do Ribeira, do interior do estado e ainda de outros estados como Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Amapá¡ Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal, o que permite uma ramificação das ideias defendidas no curso por várias regiões brasileiras.
Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 118)
O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências foi implantado em 2007 e o Doutorado em 2008. No triênio 2007-2009 o Programa foi avaliado pela CAPES com conceito 4,0 e no triênio 2010-2012 com conceito 5,0. Destacam-se a responsabilidade e o compromisso da Instituição e a identificação e o comprometimento do corpo docente que, na época de implantação do Curso de Mestrado, era formado por professores com tempo médio de trabalho na instituição.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível mestrado acadêmico e doutorado, tem por finalidade produzir conhecimentos científicos que possam contribuir de forma direta na formação de educadores de ensino de Ciências e Matemática. Sua estrutura curricular agrega conteúdos atuais das áreas de Ciências e Matemática, com abordagens multi e interdisciplinares, com foco em pesquisas desenvolvidas no ensino dessas áreas, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. Em função dessas finalidades, pretende-se formar um pesquisador que possa atuar como indutor de transformações sociais, tendo como base a apropriação de saberes necessários; ao exercício de docência e pesquisa, à incorporação de conhecimentos científicos e ao domínio de metodologias educacionais e de pesquisa, aspectos esses fundamentais para dar suporte à práxis contextualizada e à pesquisa.
Durante o processo de implantação e consolidação do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, observa-se a evolução dos seguintes indicadores:
– aumento de produção científica dos docentes e discentes de acordo com orientação da área;
– estabelecimento de intercâmbios em nível nacional e internacional,
– ampliação de captação de recursos nas agências de fomento,
– demanda cada vez maior de professores das redes municipal,estadual e federal de educação,
– visibilidade e interesse de IES de outros estados no estabelecimento de MINTER e DINTER,
– consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais registrados no CNPQ,
– compromisso institucional e solidificação do corpo docente,
– inserção social em projetos com as redes públicas estadual e municipal de São Paulo.
O Programa capacitou alunos da região metropolitana e da grande SÃO Paulo, da Baixada Santista, do Vale do Ribeira, do interior do estado e ainda de outros estados como Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Amapá¡ Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal, o que permite uma ramificação das ideias defendidas no curso por várias regiões brasileiras.
Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 118)
Ensino de Ciências
A linha de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de investigações acerca de idéias e conceitos do senso comum relacionados aos fenômenos naturais da Física e Astronomia.
Ensino de Ciências
Tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino capazes de propiciar uma efetiva melhoria na qualidade de ensino de Matemática nos ensinos fundamental, médio e superior.
Ensino de Ciências
Objetiva a realização de estudos e pesquisas envolvendo fundamentos e métodos de ensino de Biologia e Química e suas aplicações nos diferentes níveis de ensino; avaliando as vantagens e desvantagens para a ciência e a sociedade.
Ensino de Ciências
Objetiva a realização de pesquisas no âmbito da tecnologia da informação e comunicação na educação em Ciências, abrangendo a promoção da pesquisa, o desenvolvimento e o uso de ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem.
Estudo de temas relacionados com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), enfatizando a importância da
educação científica (alfabetização científica) e do ensino e aprendizagem de questões CTS; o funcionamento da
ciência e da tecnologia no mundo atual; a natureza da ciência e da tecnologia e as relações entre Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS) como um componente central da alfabetização científica para todos os cidadãos; CTS
no planejamento e na inovação do currículo, como um dos componentes das propostas oficiais de currículo e ensino
de todos os níveis de escolarização.
SANTOS, M. E. V. M. Que cidadania? Lisboa: SANTOSEDU, 2005 (Que educação? Que cidadania?
Em que escola? Tomo II).
SANTOS, Filipe Duarte. Que futuro? Ciência, Tecnologia Desenvolvimento e Ambiente. Lisboa/PT: Gradiva, 2007.
CHASSOT, Attico. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí/RS: Unijuí, 2006.
REIS, Pedro Rocha dos. A escola e as controvérsias sociocientíficas: perspectivas de alunos e professores.
Lisboa/PT: Escolar, 2008
Estudo dos quadros teóricos clássicos da Didática Francesa em se tratando dos processos de ensino e
aprendizagem em Matemática.
Desenvolvimento de atividades que permitam aos alunos a partir dos quadros teóricos
estudados refletir e elaborar metodologias de ensino que construam para a aquisição de conhecimentos de seus
alunos em suas práticas docente.
CHEVALLARD, Y. Conceitos fundamentais da didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem
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Processos de aprendizagem em espaços extra sala, tais como museus de ciências, planetários, unidades
de conservação da natureza, empresas.
Uso de sistemas de software não formais para o ensino, como whatsapp,
youtube, redes sociais, etc.
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Análise das diferentes concepções de currículo e sua evolução através dos tempos. Estudo das bases
epistemológicas do currículo. Análise da relação entre currículo, sociedade e formação docente.
Estudo das
diferentes dimensões do processo de construção e reconstrução do conhecimento e a da organização curricular,
incluindo os conceitos de Interdisciplinaridade, de temas transversais e os projetos político-pedagógicos.
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Analise da história da ciência moderna sob o enfoque epistemológico e dos paradigmas científicos.
Estudo
da relação entre as transformações ocorridas no campo científico (em diferentes contextos históricos, sociais e
culturais) e as mudanças na concepção de conhecimento. Abordagem da história da Ciência como eixo condutor da
aprendizagem dos conceitos científicos nessas áreas.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do
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Abordagem do caráter experimental das Ciências Naturais, as orientações curriculares e os procedimentos
científicos envolvidos nas atividades práticas.
Análise os diferentes enfoques das atividades experimentais, como
prática de ensino de Ciências: Demonstração, Verificação e Investigação. Relacionamento dos diferentes enfoques
aos objetivos educacionais das atividades práticas.
Avaliação dos aspectos cognitivos, comportamentais e
atitudinais relacionados ao desenvolvimento das diferentes modalidades de atividade experimental. Estudo de
equipamentos e procedimentos metodológicos utilizados pelas Ciências Naturais.
Elaboração de propostas de
atividades experimentais, montagem de equipamentos e elaboração de roteiros abertos e fechados.
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Princípios filosóficos e políticos da docência no Ensino Superior.
Fundamentos da prática
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Planejamento e organização do
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Apresentação e discussão de métodos de pesquisa científica e das etapas da investigação para
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Estudo e análise das principais políticas públicas em vigor nas áreas da educação, ciência e tecnologia no
Brasil, tendo como referência a relação entre Estado e Sociedade.
Compreensão das políticas públicas para a
educação, ciências e tecnologias focalizando entre outros aspectos a responsabilidade do Estado, em seus
diferentes âmbitos, pela elaboração, implantação e implementação dessas políticas.
Análise de questões como a
universalização da educação, os programas de ação governamental, as parcerias público-público e público-privado, a
gestão da educação e a formação de professores para o campo da ciência.
Estudo do financiamento na área
educacional e da criação das agências de fomento para o desenvolvimento científico e tecnológico e seu impacto no
desenvolvimento científico tecnológico nacional, bem como as leis e decretos relacionados à política nacional do
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Tópicos da Ementa: Introdução dos principais aspectos conceituais referentes a Objetos de Aprendizagem
e Recursos Educacionais Abertos. Estudo de repositórios, federações e metadados. Abordagem de técnicas de
design instrucional. Elaboração, uso e avaliação de recursos digitais de aprendizagem no Ensino de Ciências e
Matemática.
BRAGA, Juliana. Objetos de Aprendizagem Volume 1: introdução e fundamentos. Santo André:
UFABC, 2014.
BRAGA, Juliana. Objetos de Aprendizagem Volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: UFABC, 2015.
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THOMAS, Michael. A basic guide to open educational resources. Paris: UNESCO, 2012.
WILEY, David A. Instructional use of learning objects. Agency for instructional technology, 2001.
Análise das diferentes teorias explicativas da aprendizagem (cognitivismo, epistemologia genética e o
enfoque histórico-cultural) construídas no século XX, seus fundamentos epistemológicos e sua contribuição para a
organização de contextos de ensino de ciência e matemática, assim como para a formação inicial e continuada de
professores.
Análise das possibilidades da ação pedagógica e da aplicabilidade destas teorias para o ensino de
Ciências (Biologia, Física e Química) e o ensino de Matemática Análise crítica da produção desta área,
principalmente no contexto brasileiro, de modo a contribuir para o desenvolvimento de investigações que permitam
compreender os contextos de ensino existentes e construir novos cenários e situações de ensino, de modo a ampliar
a qualidade do processo educativo.
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Desenvolvimento de atividades que permitam aos alunos elaborar metodologias de ensino, verificando
também a necessidade de articulação dos campos matemáticos e as dificuldades presentes em relação aos
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Elaboração de materiais
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energia e seus impactos ambientais.
Elaboração de textos de apoio didático.
Análise de revistas especializadas em
Ensino de Física e suas possíveis contribuições para o ensino de Física e para o desenvolvimento docente.
Análise de artigos de revistas de divulgação científica e seu uso em sala de aula.
Apresentação de seminários ou projetos de Ensino de Física.
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O éter e o experimento de Michelson-Morley.
Os postulados de Einstein e suas consequências.
Demonstração da dilatação do tempo e da contração do comprimento.
O paradoxo dos gêmeos.
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Elaboração e execução de experimentos e formas de abordagem e desenvolvimento de temas relativos aos conteúdos de Genética Clássica e de Genética Moderna.
Análise e avaliação da abordagem do tema em livros didáticos e artigos científicos, com ênfase no ensino.
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Estudo dos conjuntos numéricos: dos naturais aos reais.
Significados das operações (nos diferentes
conjuntos numéricos) e algoritmos.
Abordagem didática dos conjuntos numéricos e das operações cm conjuntos
numéricos diferentes, com ênfase nos números naturais, racionais, inteiros e irracionais.
Quadros teóricos e pesquisas sobre os números e operações.
Análise de livros didáticos e de pesquisas sobre o assunto.
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Essa disciplina se propõe a discutir e analisar conceitos e procedimentos de Estatística e Probabilidade.
Considera-se a Estatística como a ciência de análise de dados e a Probabilidade como a teoria que permite o cálculo da chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Para isso, o estudo será vinculado ao uso de tecnologias e ao desenvolvimento de projeto de investigação estatística.
Busca-se ainda, enfatizar as contribuições
contemporâneas da produção científica em Educação Estatística.
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Estudo dos conceitos clássicos e avançados da química e as pesquisas científicas que abrangem esses conceitos como nanotecnologia, a química inorgânica da vida e novas fontes de energia para as reações químicas.
Análise das implicações sociais, culturais e econômicas relacionadas com os diversos processos químicos, abordando os impactos ambientais e a importância da Química para a sobrevivência humana.
Apresentação de Seminários ou painéis abordando tópicos de pesquisas atuais em Química.
HALL, N., Neoquímica: A química moderna e suas aplicações. Trad. Paulo Sergio Santos, Oswaldo
Luiz Alves, Célio Pasquini e Gianluca Camilo Azzelini. Porto Alegre: Bookman, 2004.
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Estudo da história da química e da aplicação de seus conceitos em vários setores da sociedade a partir de
pesquisas científicas.
Análise da importância social e cultural relacionada aos conhecimentos de seus conceitos.
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MACHADO, A.S.C. et al. A propósito das novas massas atômicas relativas médias de alguns elementos
químicos. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, n.126, p.51-55, 2012.
Panorâmica geral da aplicação da Química Orgânica em várias áreas, evidenciando o seu carácter
interdisciplinar. Serão apresentados, analisados e discutidos estudos que ilustram a sua relevância nas áreas da saúde e alimentação.
Será dada também ênfase ao seu ensino no Ensino Médio e Superior.
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BANSODE, Scheelratan, S.; HIREMATH, R.B.; KOLGIRI, Somnath; DESHMUKH, Ranjitsinh, A. Biomimetics and
Its Applications – A Review. International Journal of Emerging Technology and Advanced Engineering. v.6, n. 6, p.63-
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MATA, Paulina. A linguagem da química orgânica: R ou S? tem mesmo a certeza que conhece o sistema de Cahn
– Ingold – Prelog? Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, n.126, p.57-65, 2012.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Química verde no Brasil: 2010-2030. Brasília, DF: Centro
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MARTÍNEZ, Leidy Angélica Aguilera; GARAY Fredy Ramón. La estructuración de la química orgánica a partir de
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MANO, JOÃO F. Polímeros inteligentes em aplicações médicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química,
n.126, p.27-31, 2012.
Disciplina que engloba temas recentes de pesquisa da área de educação matemática com a presença de
docentes renomados, nacionais ou internacionais, convidados de outras Instituições de ensino.
De acordo com a especificidade das pesquisas trabalhadas.
Disciplina que engloba temas recentes de pesquisa da área de educação matemática com a presença de
docentes renomados, nacionais ou internacionais, convidados de outras Instituições de ensino.
De acordo com a especificidade das pesquisas trabalhadas.
Disciplina que engloba temas recentes de pesquisa da área de educação matemática com a presença de
docentes renomados, nacionais ou internacionais, convidados de outras Instituições de ensino.
De acordo com a especificidade das pesquisas trabalhadas.
História e Evolução dos conceitos astronômicos.
A origem e evolução do Sistema Solar.
A Astronomia no cotidiano de nossas vidas.
Astronomia como elemento motivador nas aulas de Física e Matemática.
A teoria da panspermia e suas questões filosóficas.
Sagan, C., Cosmos. Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro.
Gleiser, M., A danca do Universo dos mitos de criacao ao Big-Bang. Companhia das Letras. Editora Schwarz Ltda,
Sao Paulo.
Hawking, S., O Universo numa casca de noz. Editora Mandarim. São Paulo.
Coordenação
Coordenadora: Profa. Dra. Edda Curi
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Rita de Cassia Frenedozo
Mais informações
Secretaria de Pós-Graduação da Liberdade
Telefone: (11) 3385-3015
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
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