MEDICINA VETERINÁRIA

  • Duração do Curso: 10 semestres
  • Modalidade: BACHARELADO
  • Período: MATUTINO / NOTURNO
  • Matriz Curricular
  • Campus: SÃO MIGUEL
Confira os valores do curso

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Reconhecido: Portaria Ministerial nº 502, de 07/04/09 - D.O.U. nº 67, de 08/04/09.

Plano de pagamento


Confira todas as opções de bolsas, descontos e financiamentos para você.

COORDENAÇÃO

Eduardo Fernandes Bondan

Doutor em Patologia Experimental e Comparada, Mestre em Medicina Veterinária, Especialista em Ciências Fisiológicas e Médico veterinário.

Sobre o curso

Unir grandes paixões, como a medicina e o amor pelos animais, é um bom indicador de que a Veterinária é um curso para você. Com o suporte de laboratórios bem equipados, você terá uma formação generalista adequada para estudar e cuidar da saúde do animal, seja pet, de produção ou silvestre, e atuar em áreas correlatas. Clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais é a mais conhecida, e no complexo veterinário você terá uma boa ideia do dia a dia, desde a recepção até o diagnóstico e tratamento. Lá você aprenderá a fazer ultrassonografia e a trabalhar no laboratório clínico para identificar as diversas patologias. Saberá levar esses conhecimentos ao ambiente de propriedades rurais, prestar assistência na produção e reprodução de bovinos, bubalinos, equinos, caprinos, ovinos , suínos, peixes e aves. Com teoria e prática integradas, você estará plenamente habilitado a exercer todas as funções clínicas com habilidade e segurança e consolidar-se como um excelente profissional. Disciplinas de empreendedorismo, administração e extensão rurais completam sua formação.

Mercado de Trabalho

Você poderá atuar em clínicas (ter sua própria clínica) e hospitais veterinários, universidades e instituições de pesquisa. Outras áreas são a saúde pública, tendo em vista os diversos setores de controle. Por exemplo, a vigilância ambiental faz o controle de pragas urbanas e rurais, animais peçonhentos e vetores de doenças (lembra do morcego que transmite o vírus da raiva ou do mosquito transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus?); a defesa agropecuária monitora certas doenças que atingem rebanhos e podem levar a cancelamento de contratos de exportação e até sacrifício dos animais (já ouviu falar da febre aftosa ou da doença do mormo?); a vigilância sanitária faz inspeção de alimentos de origem animal, pois é por abatedouros, frigoríficos, laticínios, entrepostos de pescado e apiários que passa boa parte dos alimentos; esse setor também fiscaliza alimentos de origem animal em supermercados, feiras públicas, açougues, lanchonetes e restaurantes. Também há boas oportunidades em órgãos de fomento ou de administração governamental, sociedades hípicas, jóqueis, zoológicos, parques naturais de vida selvagem e aquários. Laboratórios e fábricas de produtos veterinários, farmacêuticos e de produção de vacinas, empresas agropecuárias e cooperativas rurais também são opções.

 

Diferenciais

Quando se diz que na Cruzeiro do Sul teoria e prática estão fortemente amparadas a uma estrutura física e pedagógica de primeira linha, o curso de Medicina Veterinária vem confirmar tudo isso. Veja só: 1) Metodologia institucional Aprender na Prática, que permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão.2) Alunos e professores desenvolvem atividades de pesquisa, participam de programas de cooperação com instituições nacionais e do exterior (p.ex., o Zoológico de San Diego-EUA) e mantêm um grupo de pesquisa vinculado à iniciação científica chamado Patologia Estrutural e Funcional Veterinária e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Nesse grupo, são desenvolvidos projetos nas linhas de pesquisa de Doenças Infecciosas e Parasitárias em Animais Domésticos e Selvagens, Patologia Experimental, Oncologia e Toxicologia Veterinária.3) Atividades educativas movimentam a comunidade com cursos e palestras sobre cuidados básicos no manejo dos animais, posse responsável e bem-estar animal, campanhas de vacinação e de castração de cães e gatos, projetos de adoção de animais abandonados e assistência veterinária a estabelecimentos rurais.4) Atividades complementares que buscam aperfeiçoamento profissional com ênfase em gerenciamento estratégico dos negócios também constam do plano pedagógico. Por exemplo, na Empresa Júnior, você terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e participar ativamente dos processos de consultoria empresarial, ou seja, poderá desenvolver projetos para organizações com ou sem fins lucrativos. 4) Enfim, o Complexo Veterinário, que merece um parágrafo à parte.Com uma área total de quase 5 mil metros quadrados, o prédio conta com três centros cirúrgicos, oito ambulatórios de atendimento clínico, laboratórios de análises clínicas, de reprodução animal e de medicina preventiva, salas de necropsia e de técnica cirúrgica, laboratórios de anatomia e microscopia, sala de fluidoterapia e setor de imagem (radiologia, ultrassonografia e ecocardiografia), além de pátio de atendimento de animais de grande porte, baias e canis para manutenção dos animais do Complexo e sob atendimento. O curso possui parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) para a realização de cursos de especialização e o Programa de Aprimoramento Profissional em Clínica Médica de Animais de Pequeno Porte.Assim dá para entender por que o curso é três estrelas (escala de 1 a 5) no Guia do Estudante (2016) e obteve nota máxima 5 da comissão de verificação in loco do INEP/MEC pela excelência de seu projeto pedagógico e infraestrutura.

Informações Complementares

Matutino - das 7h30 às 12h50. Aulas aos sábados, em alguns semestres.



INSCRIÇÕES ABERTAS!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA!

A Cruzeiro do Sul é a melhor opção para o seu sucesso!

Acredite, aqui você viverá os melhores momentos da sua vida: nossa expertise te levará ao topo da carreira muito mais rápido! Com seus três campi bem localizados e referência em atendimento à comunidade, a Cruzeiro do Sul reúne os melhores índices acadêmicos do MEC, possui cursos estrelados, programas recomendados pela CAPES e um time de estrelas.
Inscreva-se e comprove!

Notícias do Curso

Você tem o FIES? Então leia esta mensagem.

Aluno, regularize sua situação acadêmica de matrícula, ajuste de grade, DP´s e optativas até dia…

Docente da Cruzeiro do Sul dá dicas para cuidar da saúde dos pets

Se você tem um animalzinho de estimação, preste atenção nas dicas da profa. Patrícia Chamas,…

Residente do Complexo Veterinário apresenta trabalho e é premiada!

O trabalho apresentado pela residente do Complexo Veterinário e ex-aluna do curso de Medicina Veterinária…

 

Deixe a sua mensagem

Fale com um consultor.
Deixe sua mensagem!

Agradecemos o seu interesse e em breve um de nossos consultores educacionais entrará em contato!